quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cientistas em Nova York



Ah pois é!! Não recebemos mais de 1000 euros, não passamos férias no México e não recebemos subsídios de férias nem de Natal...mas estivemos lá!!!! Fácil!! :)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A ordem dos farmacêuticos está podre

Pensei duas vezes antes de publicar este post... apesar do assunto até ser "picante", publicitar gratuitamente um blog com claros objectivos políticos que tanto têm de gananciosos como de rasteiros, não vai muito ao encontro dos meus ideais...

Recebi, a semana passada, um mail, de remetente anónimo, com o seguinte assunto: Denúncia Farmacêutica. É muito provável que o tenham recebido também, já discuti o assunto com mais pessoas me disseram que também o tinham recebido, mas não foi fácil encontrar. Vejam na pasta dos excluídos automaticamente (lixo electrónico), uma vez que como é de remetente anónimo deve lá ter ido parar...

Onde foi o "anónimo" buscar tal base de dados com endereços de e-mails farmacêuticos?

Passando à consulta do dito (do qual vos deixo o link aqui!), como podem facilmente ver, em apenas 12 dias desde a publicação do primeiro post, o blog já ultrapassa as 2.000 visualizações. A campanha política está a atingir o público-alvo...

A minha opinião sobre a OF já estava mais que fundada, e não podia, obviamente, mudar depois de ler um blog anónimo com dois posts de roupa suja, e umas dezenas de comentários que me parecem, muitos deles, forjados pelo próprio autor ou de alguém que lhe é afecto.
O curioso é que a minha opinião coincide com muitas das ideias exaladas no blog.

Da demissionária bastonária tenho uma opinião muito própria, por ter sido minha professora e presidente da comissão avaliadora dos estágios curriculares, mas que nem por isso é positiva (não deixo de lhe desejar sinceras melhoras... ), da instituição/direcção é notório o grau de corrompimento, de ineficiência e de interesse da maior parte dos seus elementos.
O único comentário positivo à Ordem dos Farmacêuticos que me permito fazer é ao Colégio de Indústria, que entre iniciativas e encontros de gente que apenas o faz por gosto e interesse, me deixa com uma impressão positiva do seu trabalho.

Mas voltando ao blog, no primeiro post podemos encontrar uma série de pontos negros apontados à actual direcção da OF. Curiosamente, todos esses pontos constam da carta de demissão de 30 páginas assinada pelo (nosso conhecido) Humberto Martins, quando da Ordem dos Farmacêuticos saiu. Do demissionário secretário geral tenho a dizer bastante melhor que da antiga bastonária, no entanto, não deixa de ser bastante curiosa a ligação do blog ao seu nome... Um blog propagado ao vento com uma mailing list de farmacêuticos (com a OF como database provável...), com o primeiro post baseado, unica e exclusivamente, na sua carta de demissão e o segundo com um ataque à actual bastonária, Elisabete Faria... da lista contra a qual o demissionário sempre se revelou opositor... Não o acuso, mas estou longe de meter as mãos no fogo. A puxar os cordelinhos está, com toda a certeza.

A OF está pelas ruas da amargura. Não tem o respeito dos farmacêuticos, grangeia inimizades com outras ordens profissionais, a Ordem dos Enfermeiros é exemplo disso, e perante a opinião pública está completamente degradada, não só a Ordem como toda a classe profissional. É certo que em nada este blog contraria o actual estado, antes o acentua, mas faz-me apenas concordar que é urgente fazer algo!

Não conheço qualquer elemento da actual direcção nacional, excluindo o Zé Vicente que para lá entrou à pouco tempo, para um cargo não sufragado.
Tive a oportunidade de ler a última ROF, que tal como os números anteriores, me chega invariavelmente atrasada a casa. Pareceu-me um folhetim de uma qualquer Câmara Municipal, em que o Presidente da Câmara se passeia pelas obras em fase de execução e dá uma grande entrevista para ganhar notoriedade...
No site encontramos uma data de notícias atrasadas, a ROF de Novembro/Dezembro... de 2007!, uma declaração da actual bastonária, com foto claro está, e eventos que ou são promovidos pelos colégios ou por entidades externas...
Quanto a isto não digo que esteja pior ou melhor, mas está, como sempre, mal!

Está na altura de pormos isto em condições... não vos aptece lutar contra este compadrio e profissionais de política, numa ordem, sobre a qual nunca tive qualquer sentimento de pertença, mas para a qual pago (ou vou pagar...) as cotas todos os meses?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Alguém que me explique...

Depois do discurso da Ministra da Saúde no encerramento da Expofarma, o Jornal de Notícias publicou a notícia de que as farmácias vão decidir o preço dos medicamentos (ver aqui!)
Já lí a notícia, que não vai para além do vago... Alguém me consegue explicar como tal será possível? Tanto quanto percebi, o estado estabeleceria o preço máximo... as farmácias fariam o desconto? Deixaria de haver marcação de preço na caixa, tal e qual OTC's?

Não percebo as vantagens de, mais esta, liberalização do mercado...

As farmácias vão ter que ter indicações de preço na fachada, tal e qual as estações de serviço na auto-estrada?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ainda a Expofarma...

Andava lá a passear, entre stands e corredores, comissárias e delegados, da Expofarma... e recordo-me do magnífico episódio do "PUM!". Que foi mesmo ali, mesmo ao pé das escadas que tinha à minha frente...
Que se desenganem os mais afoitos... não se tratou de um episódio de distúrbios gas(tr)ointestinais, mas sim um verdadeiro épico a "como pode um homem escapar a uma bomba instalada num cigarro, durante quase 24 horas, até rebentar a ponta do cigarro, tal e qual uma pistola num desenho animado, no momento mais formal que teve nos últimos 4 anos".
Ao mesmo tempo em estou emocionado a contar a história, curiosamente dada a relação ao protagonista da história, passa por mim uma figura altiva, bem vestida, com elevada estatura, cabelo ralado e adereço piloso na face, já não me recordo se seria mosca, pêra ou simplesmente suiça à campino ribatejano. Mas, em tudo,tal&qual o III Reich, mas bem mais alto e sem cruz suástica na manga do casaco.
Imaginar a figura a subir no monta-cargas, a tirar o papel do bolso, e começar a ler a convocatória para o jogo (dos Recursos Humanos) é uma coisa aterradora.
Tenham medo, muito medo... eles andem aí.
E o outro a trabalhar, até às 22, 6 dias por semana.

Expofarma

Grande Seca...

Stands mortiços, nada de inovador, nada de criativo, nada...

Passei duas horas a passear de trás para a frente, quando algum motivo me interessava particularmente dirigia-me ao stand e lá aparecia um delegado de sorriso forçado, a perguntar se podia ajudar...

Para casa trouxe muita papelada, com pouco interesse, umas canetas e um guarda-chuva.
Dos stands, nota positiva apenas para a Associação de Farmácias Portuguesas (pelo esclarecimento e simpatia), para a Glintt (pelo tamanho, côr e decoração, não tive tempo de ver ao pormenor, dado ser o último e ja passarem das 8..) e para a Jaba Recordati e o re-lançamento do Maxius (por motivos óbvios..)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fodeu! Atropelou os cara...


Sim senhor, estou orgulhoso pela brilhante exibição de portugal no Bezerrão. Alegria, classe, determinação e principalmente extraordinária leitura de jogo por parte do Professor Carlos Queiroz. Está de parabéns o Professor por finalmente estar a reconstruir uma selecção digna do passado lusitano e de uma vez por todas acabar com a vergonha que foram os últimos 5 anos.
Quanto ao melhor do mundo e arredores, um jogo em grande, passes geniais, jogadas de classe e velocidade estonteante provaram aos brasileiros que Káká é zero perante o portento português, Robinho não tem vida para a bola, Maicon é um brinca na areia e até o Messi é um jogador banal.
Parabéns também à Federação por finalmente se ter visto livre de Scolari porque nos anos em que por cá andou a vergonha tomou conta da nossa Selecção e humilhou o nosso país com as exibições produzidas e as presenças no mundial e nos europeus.
P.S. - O principal mérito de José Mourinho no Porto foi ter conseguido convencer bons jogadores que eram os melhores do Mundo. O principal mérito de Luiz Filipe Scolari na Selecção Nacional foi ter convencido um país inteiro que tinha a melhor selecção do Mundo. Carlos Queirós não convence ninguém.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Buraka Som Sistema

O primeiro álbum foi a surpresa, o facto de ser algo diferente chamava atenção. O ritmo tem algo de especial, mas os muitos cantos não limados e a simplicidade excessiva, na minha opinião, saturavam o ouvido depois de ouvidas várias vezes seguidas. Excluindo, claro está, o Yah!(feat. Petty) que sempre que ouço ainda fico com os ombros electrificados.
O segundo álbum é fantástico... tem várias músicas de bom nível, e tem 3 que recomendo a audição contida, já que têm um poder viciante preocupante.
Em baixo, encontrem a "Kalemba (wegue, wegue) Feat. Pongo Love", sempre que a ouço, e garanto-vos que já ouvi pelo menos um cento de vezes, fico com um tal formigueiro corporal, que só com muita força de vontade não me levanto e ponho a dançar. De qualquer forma, a batida de pé e o refrão dos lábios é impossível conter.
Procuro par, de preferência de sexo feminino e com movimento de anca (muito) sensual, que me acompanhe num próximo concerto. (O último foi no Sábado passado e foi inesquecível, quem foi garante).

terça-feira, 18 de novembro de 2008

James, Bond James

Fui ver o último James Bond, o "Quantum of Solace"... e cheguei à conclusão que o cinema perdeu um icone. O filme até nem está mau, tem muita acção, Bond Girls jeitosas e a "M"...
Mas perdeu-se aquele James Bond charmoso de humor sarcástico, que até podia levar um murrito, mas nada ganhava para além do cortezinho no sobrolho, sempre com gadgets novos (tipo caneta-granada, que aos três estalinhos rebentava..), a flirtar com a Miss Money Penny (Que lhe aconteceu? quinou?), e a beber o seu Vodka Martini com estilo...
Este novo Bond tem muito mais cabedal, leva porrada que se farta, anda sempre todo arranhado e com a roupa suja, mata mais que os putos psicóticos das escolas finlandesas, percebe muito pouco de novas tecnologias e aos 6 copitos já aparece torto, e com os olhos vidrados...
Volta Pierce Brosnan!

domingo, 16 de novembro de 2008

Natal 2008

Caros amigos,

Podia ser mentiroso e cair no marasmo. Bem sei que a crise a todos toca, que vivemos numa sociedade consumista, que os bens materiais só nos acompanham durante a passagem pela vida térrea...
Lamento, mas o "não te preocupes, a tua amizade chega" não vou utilizar este ano.
O que vos digo, neste 2008 que abala, é que quero mesmo que me demonstrem a vossa amizade, com prendas. Vos garanto, não tenho dúvida que quanto maior a prenda mais amizade nutrem (os que nutrem...) vós por mim.
Desenvolvi já, com os meus conhecimentos de excel avançado, uma tabela dinâmica, onde os critérios tamanho, valor, utilidade e marca, numa escala de 1 a 5, são considerados para classificação do nível de amizade colocada na prenda.

Exemplificando, (e aproveito para deixar a dica): iPod Classic 120Gb

Tamanho - 3 (tive que incluir a caixa para passar este critério)
Valor - 4 (abaixo, por pouco, do valor justo de uma prenda para mim)
Utilidade - 5 (estou mesmo a precisar)
Marca - 5 (Apple é cotada no Dow Jones, e está na moda)

Total - 17 pontos -> Bom amigo, com entrada directa para Top 10

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Publicidade Gratuíta

Para quem não assistiu, o Pharmaoeste, ontem, teve os seus 2 segundos de fama.

O nome do blog foi ontem referido pelo, meu amigo de abraço, José Carlos Malato em pleno "Um contra Todos".

Tudo porque o André Luz, aka Sapo, nos brindou com uma brilhante prestação no programa, revelando-se o primeiro farmacêutico, ex-aluno de Química, a não saber que o símbolo Químico do Estanho é Sn.
Não foi este contudo o momento alto...
O momento alto aconteceu durante a contagem, quando apenas restavam 3 concorrentes. André Luz, com menos 350€ que o 2ª classificado, aguardou pelo último segundo para desistir... quando bate no "gongo", repara que o vizinho do lado tinha batido 0,000015 segs antes.
Já completamente descosido, ainda conseguiu acumular mais uns trocos, para vir para casa com uns saborosos 1.900€ no bolso.

Num concurso de cultura geral, para uma pessoa que trabalha com o César, não está mesmo nada mau.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Hey Jude


Hoje voei sem tirar os pés do chão.

Acordei com "Hey Jude" e viajei para Este.

Estava no metro. Era de noite e estava pouca gente na estação. Era Inverno... estava frio... eu não tinha. Ao fundo, sentado no chão, alguém tocava guitarra e cantava "Hey Jude"...

Há músicas que são assim... fazem-nos voar...


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Onde está o Wally "=Pardal"!?

Uma perolazinha tirada do fundo do bau! Alguma vez imaginaram o Pardal antes da faculdade? Aqui vai um lamirezito... Ó Pardal, diz lá só mais uma vez METALLLLLLLLLLICA!!!
Grande Abraço
TNM e Márcio & filhos Lda.

domingo, 2 de novembro de 2008

God Bless America

Antes das eleições do próximo dia 4, brindo-vos com dois bons momentos youtubianos.

No primeiro, dois conhecidos humoristas canadianos, célebres pelas suas phone pranks convencem ao telefone a Sarah Palin de que está a falar ao telefone com o charmoso Sarkosy. Bom