domingo, 25 de abril de 2010

Jantar de Queima (nem que seja no Mac)

Caros Pharmaoestinianos,

Embora a malta ande mais sossegada nos ultimos tempos, acho que se justifica marcar uma jantarada de queima. Sugiro a 6a feira, uma vez que o estimado José Rui Esteves de Aguiar Peixoto já me veio choramingar que Sábado não dá jeito.


Digam-me da vossa justiça, ASAP, porque não resta muito tempo para o Pardal tratar disto.


Grande Lage quando chegas mesmo, conto contigo para esta ramboia, certo?

Pode ser que o Maça (Hugo Almeida) apareça!!!

sábado, 24 de abril de 2010

Qual é o fuso horário de Gloucester?

Ontem esqueci-me de dar os parabéns à Vanessa... espero ainda ir a tempo!

PARABÉNS VANESSA!

Beijo, do amigo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pacote do Medicamento 2010

Está prestes a ser publicado o pacote do Medicamento 2010, um novo pacote legislativo para regulação dos preços e comparticipações dos medicamentos.
Para além de medidas expectáveis, como o regresso às margens de 20% para as Farmácias, e 8% para os Armazenistas (embora tal aconteça à custa da Indústria, já que o PVP não será alterado), esperam-se medidas que poderão ter um impacto muito forte na estrutura actual da Indústria Farmacêutica em Portugal.
Nos medicamentos inovadores, o fim do princípio da estabilidade, passando a haver revisão anual de preços anual, e o "descongelamento" dos preços de referência, que em muito afectarão o valor da comparticipação, serão as medidas que mais impacto terão.

Nos medicamentos genéricos, com a comparticipação a 100%, para pensionistas, dos 5 medicamentos mais baratos dentro de cada Grupo Homogéneo (genéricos ou não genéricos, desde que abaixo do Preço de Referência), bem como a obrigatoriedade de baixa de preço em 5% nos novos genéricos, face ao mais barato anteriormente aprovado, fazem prever uma escalada de preços e lutas comerciais que, parece-me, poderá colocar muitas empresas do Sector em risco.

Para já uma conclusão se pode retirar, há empresas cujo modelo de negócio deixa, puramente e simplesmente, de fazer sentido existir.
Concordo que o actual modelo não faz sentido, ter 40 marcas de genéricos diferentes numa molécula é irracional e impraticável. Todavia foi nesse sentido que o mercado se desenvolveu, e provavelmente será melhor dar agora um passo atrás que continuar para a inviabilidade.

Uma coisa é certa, havia maneiras (bem) mais fáceis de cortar na despesa pública.

Tanta boa gente que morre... (II)

E a este não cai uma bigorna em cima.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tanta gente boa que morre..

...e a este não cai um piano em cima.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

GoPharma

O GoPharma acabou ontem... e foi um tremendo sucesso!

O número de inscritos foi este ano, certamente, uma amostra do que será no próximo ano, de qualquer forma foi bastante positivo ter já 120 pessoas na primeira edição de um evento que dura 3 dias.

A tarefa não era fácil, tinha de se vender (aos inscritos) e fazer comprar (aos patrocinadores) uma marca que simplesmente não existia. Os parabéns aos organizadores!

Os participantes ficaram alojados no Hotel Meliá Ria em Aveiro (mediano superior), e os trabalhos foram no Centro de Congressos mesmo em frente.

Os dias passaram a correr, também por causa das duas festas muito ao estilo ENEF - entre colegas e coleguinhas, na sexta-feira emocionei-me bastante - mas por sobretudo por um programa científico que valeu muito a pena.
O painel de oradores incluiu nomes como Hélder Mota Filipe (INFARMED), Rui Santos Ivo (APIFARMA), Odete Isabel (HUC), Carlos Mauricio Barbosa (OF), João Cordeiro (ANF)... As apresentações, e as discussões, foram merecedoras de atenção. O momento alto pareceu-me ser a picardia entre o eloquente Batel Marques e o nada conclusivo Henrique Santos (presidente da Sociedade Portuguese de Cuidados Farmacêuticos - seja lá o que isso representa), sobre farmácia clínica - conceito e definição.

Para quem não foi (todos os pharmaoestianos), deixo a sugestão de não deixar escapar para o próximo ano. Vale(u) a pena!

Carrega Benfica... O Marquês já está reservado!

sábado, 17 de abril de 2010

Amigo Peixoto

Espero chegar a Portugal no fim de Abril. Assim o vulcão deixe...

A pergunta que coloco é a seguinte: onde é a festa do 3 de Maio?