Natal Digital
Está muito bom...
Corria a época de 2000/2001, o Benfica nem cheirava, o Ricardo já não era virgem e o Lage ainda tinha rim, quando, num primeiro desafio, o Pera, num gesto rápido e astuto, manda o primeiro tiro... Super Bock, de calibre 33 em 5,4segundos! Desde então é um tal banzé, que nem a Rita Sargento consegue impor calma. O imbróglio deu num pharmaoeste, com tiros e acusações, mas onde as patacoadas, novidades e recordações são óptimas para relembrar os óptimos momentos que passamos juntos!
J,
Lembro-me do que senti e pensei no momento em que te concebi na minha imaginação, pela primeira vez, ainda me atravessavam a espinha as palavras da tua mãe, a dizer que eu ia ser tio.
Quando a tua avó me disse que já o era, tio de menos que 3kg de gente, o arrepio tornou-se orgulho e em vontade, enorme, de te fazer a menina mais feliz do mundo…
Depois de ouvir, ainda que longe, a voz derretida do teu pai, e saber que já tinhas sido acarinhada por tantos, fez-me parecer uma eternidade, a ida de Lisboa até ti, com noite cerrada. Convencer o porteiro a deixar-me entrar foi fácil, tamanha a vontade e o desejo, agravados pelo sentimento de inveja e de ameaça de perca de favoritismo, naquilo que só aos tios diz respeito.
Pegar-te foi sentir que eras real e parte do meu mundo para sempre! Ver nas tuas mãos as da tua mãe – um pouco das minhas também – foi tomar percepção de que tens um pouco de mim, que a vida passa, os anos vão atrás, mas que a natureza se encarrega de nos deixar cá… por muito pouco que seja.
É duro ser caixeiro viajante, e não estar sempre perto de quem tanto se gosta. Agora te confesso o quanto é doloroso, depois de umas semanas longe, chegar ao pé de ti e sentir a tua deliciosa vergonha, a esconder-te o olhar e a fechar-te o sorriso, como se eu um desconhecido fosse.
Um ano depois, J, ainda mais bonita do que alguma vez tinha sonhado, é óptimo ver-te arriscar nos passos trôpegos, ouvir-te discursar com as palavras que só para ti existem e perceber que o nosso bem depende do teu… o nosso sorriso depende do teu!
E assim será para sempre.
Um beijo deste teu amigo!
Tio Zé Rui
Atendido por Zé Rui Peixoto às 10:35 4 reclamações
Atendido por André Lage às 20:33 1 reclamações
Atendido por André Lage às 22:24 6 reclamações
Don't stop believing - Journey (melhor na versão Glee)
Rick Astley - Lights out
Long tall Sally - Little Richard
Gives you hell - All American Rejects (também bom na versão Glee)
Just haven't met you yet - Michael Buble
Atendido por André Lage às 02:44 1 reclamações
... quando a escrita de dois posts seguidos fica entregue a Hugo Pêra. Melhores dias virão. Forçosamente...
Atendido por André Lage às 19:37 4 reclamações
Links dos videos do Cortejo da Queima das Fitas de 2004:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=W173_UYac80
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=S5wyzVVX8qY
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=_nLBiKETFSA
Atendido por Anónimo às 11:34 0 reclamações
Atendido por André Lage às 00:13 0 reclamações
Atendido por André Lage às 00:10 5 reclamações
O habitual... Só o habitual... É o maior!
Atendido por André Lage às 22:59 1 reclamações
Zézinho, sei que me esqueci momentaneamente e por 24 horas do teu dia de aniversário. Mas para que não restem dúvidas que me lembro de ti, amigo, fica aqui um post dedicado a ti (só porque fizeste anos).
Atendido por Paula às 19:53 2 reclamações
Atendido por Paula às 19:48 3 reclamações
Casa onde há pão...
07-05-2010
por José Lourenço, em RCM Pharma
“Em Portugal há actualmente cerca de 140 processos interpostos por Laboratórios Farmacêuticos nos tribunais administrativos para travar a entrada de medicamentos genéricos no país, o dobro dos que existiam no final de 2008”.
O fenómeno é referido num relatório elaborado pela consultora IMS Health, divulgado pela Associação Portuguesa de Medicamentos.
Para fazer um enquadramento o mais abrangente possível, mas não complexo, sobre este facto, que é real, convém dizer o seguinte:
Neste processo, temos como directos intervenientes: as Empresas Investigadoras, as Autoridades de Saúde, os Produtores de Genéricos e os Doentes.
Passando por cima do facto, tantas vezes repetido, das verbas enormes envolvidas nos processos de Investigação e Desenvolvimento, também para os casos de insucesso, o pay back para os laboratórios que registam o AIM de qualquer Medicamento Inovador só começa na altura em que as Autoridades decidem comparticipá-lo. É, pois, um processo de cada país, ainda que os registos sejam quase sempre centralizados (EMA e FDA).
1. É do mais elementar consenso perceber que o lançamento só ocorre, em geral, após a comparticipação. O contrário seria comprometer a sua aquisição pelos Doentes de menor poder de compra e o futuro relançamento, se o apoio do Estado viesse a ter lugar.
Por experiência própria, posso apontar o caso do Plavix® da sanofi-aventis, que foi comparticipado cerca de 4 anos depois de ter sido registado mundialmente.
2. Outro factor difícil de perceber, que os responsáveis da Indústria Farmacêutica contrapõem, é que os fabricantes de Genéricos avançam com pedidos de AIM mesmo sabendo que as patentes ainda não expiraram, talvez para se posicionarem na grelha de partida, para quando o lançamento for possível.
E também isto é verdade, de acordo com o que se passou no mesmo laboratório, com o mesmo Produto e a fabricante de genéricos Apotex.
Embora, a maior parte das vezes, o facto seja inconsequente em termos de acesso para os Doentes, tem custos elevadíssimos para os Laboratórios Investigadores com custas judiciais, para além de lançar a confusão entre os Prescritores, Pacientes, Distribuidores, etc.
3. Assim chegamos à notícia inicial, segundo a qual a Comissão Europeia acusa as Empresas de Medicamentos originais (ou inovadores) de atrasar ou travar a entrada de Genéricos no mercado, interpondo acções judiciais, entre outro tipo de estratégias.
São providências cautelares e acções administrativas especiais que visam suspender a eficácia das autorizações de introdução no mercado (AIM) concedidas pela autoridade nacional do medicamento (Infarmed), com o argumento de que as patentes estão a ser violadas.
Se existe declarada má intenção nesta atitude, é deplorável!
Sabemos que os atrasos na Justiça facilmente “dão” mais 1 ou 2 anos no mercado com protecção, o que representa muito dinheiro.
Mas convém não esquecer as duas primeiras situações que, se não legitimam, ajudam a perceber a terceira.
Os Doentes passam ao lado de qualquer destas fases e apenas sofrem os efeitos desta guerra, que deveria ser antes um processo normal, de acordo com a Ética por que se deveriam pautar os Investigadores, Autoridades e Fabricantes de Genéricos!
Atendido por Zé Rui Peixoto às 14:39 2 reclamações
Caros Pharmaoestinianos,
Embora a malta ande mais sossegada nos ultimos tempos, acho que se justifica marcar uma jantarada de queima. Sugiro a 6a feira, uma vez que o estimado José Rui Esteves de Aguiar Peixoto já me veio choramingar que Sábado não dá jeito.
Digam-me da vossa justiça, ASAP, porque não resta muito tempo para o Pardal tratar disto.
Grande Lage quando chegas mesmo, conto contigo para esta ramboia, certo?
Pode ser que o Maça (Hugo Almeida) apareça!!!
Atendido por César às 22:50 11 reclamações
Ontem esqueci-me de dar os parabéns à Vanessa... espero ainda ir a tempo!
PARABÉNS VANESSA!
Beijo, do amigo
Atendido por Zé Rui Peixoto às 15:39 3 reclamações
Está prestes a ser publicado o pacote do Medicamento 2010, um novo pacote legislativo para regulação dos preços e comparticipações dos medicamentos.
Para além de medidas expectáveis, como o regresso às margens de 20% para as Farmácias, e 8% para os Armazenistas (embora tal aconteça à custa da Indústria, já que o PVP não será alterado), esperam-se medidas que poderão ter um impacto muito forte na estrutura actual da Indústria Farmacêutica em Portugal.
Nos medicamentos inovadores, o fim do princípio da estabilidade, passando a haver revisão anual de preços anual, e o "descongelamento" dos preços de referência, que em muito afectarão o valor da comparticipação, serão as medidas que mais impacto terão.
Nos medicamentos genéricos, com a comparticipação a 100%, para pensionistas, dos 5 medicamentos mais baratos dentro de cada Grupo Homogéneo (genéricos ou não genéricos, desde que abaixo do Preço de Referência), bem como a obrigatoriedade de baixa de preço em 5% nos novos genéricos, face ao mais barato anteriormente aprovado, fazem prever uma escalada de preços e lutas comerciais que, parece-me, poderá colocar muitas empresas do Sector em risco.
Para já uma conclusão se pode retirar, há empresas cujo modelo de negócio deixa, puramente e simplesmente, de fazer sentido existir.
Concordo que o actual modelo não faz sentido, ter 40 marcas de genéricos diferentes numa molécula é irracional e impraticável. Todavia foi nesse sentido que o mercado se desenvolveu, e provavelmente será melhor dar agora um passo atrás que continuar para a inviabilidade.
Uma coisa é certa, havia maneiras (bem) mais fáceis de cortar na despesa pública.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 22:44 0 reclamações
E a este não cai uma bigorna em cima.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 10:23 0 reclamações
...e a este não cai um piano em cima.
Atendido por André Lage às 22:22 1 reclamações
O GoPharma acabou ontem... e foi um tremendo sucesso!
O número de inscritos foi este ano, certamente, uma amostra do que será no próximo ano, de qualquer forma foi bastante positivo ter já 120 pessoas na primeira edição de um evento que dura 3 dias.
A tarefa não era fácil, tinha de se vender (aos inscritos) e fazer comprar (aos patrocinadores) uma marca que simplesmente não existia. Os parabéns aos organizadores!
Os participantes ficaram alojados no Hotel Meliá Ria em Aveiro (mediano superior), e os trabalhos foram no Centro de Congressos mesmo em frente.
Os dias passaram a correr, também por causa das duas festas muito ao estilo ENEF - entre colegas e coleguinhas, na sexta-feira emocionei-me bastante - mas por sobretudo por um programa científico que valeu muito a pena.
O painel de oradores incluiu nomes como Hélder Mota Filipe (INFARMED), Rui Santos Ivo (APIFARMA), Odete Isabel (HUC), Carlos Mauricio Barbosa (OF), João Cordeiro (ANF)... As apresentações, e as discussões, foram merecedoras de atenção. O momento alto pareceu-me ser a picardia entre o eloquente Batel Marques e o nada conclusivo Henrique Santos (presidente da Sociedade Portuguese de Cuidados Farmacêuticos - seja lá o que isso representa), sobre farmácia clínica - conceito e definição.
Para quem não foi (todos os pharmaoestianos), deixo a sugestão de não deixar escapar para o próximo ano. Vale(u) a pena!
Atendido por Zé Rui Peixoto às 17:47 0 reclamações
Espero chegar a Portugal no fim de Abril. Assim o vulcão deixe...
A pergunta que coloco é a seguinte: onde é a festa do 3 de Maio?
Atendido por André Lage às 23:01 2 reclamações
Este post serve apenas para tirar o "Pom... Pom... Pom..." do postagem que fiz à uns tempos atrás e que tanto irritava o Lage. Foi também, admito, das postagens mais infelizes que fiz nos últimos tempos.
Fica a correcção.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 14:21 0 reclamações
Para quem perdeu o espectáculo de ver a Andreia e o Gabriel a cantarem e a saltarem até às 6 da manhã aqui vai um cheirinho!!
Acho que não restam dúvidas que a nossa Andreia vai ganhar o prémio "Noivinha do Ano 2010" :)
Que venha o 1º de Maio!!!!
Atendido por Béu às 17:08 7 reclamações
Venho por esta forma alertar para o medo que tenho de um casamento pharmaoestiano.
A julgar pelo comportamento no passado sábado de todos os intervenientes, com brindes em catadupa, brincadeiras parvas e cantoria desenfreada, quando apenas de um jantar comemorativo se tratava, na cerimónia em si deve ser o terror...
E não estavam presentes figuras como o PP, e a sua dança de calça, o César e o seu joelho amestrado, o Lage e a sua tendência para o desastre, and so on, and so on...
Por isto, e por aquilo deixo-vos o vídeo em baixo.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 15:33 2 reclamações
Atendido por André Lage às 20:11 2 reclamações
Atendido por Zé Rui Peixoto às 12:36 0 reclamações
A quem me der novidades da Lúcia.
Tenho saudades da miúda e temo que ela nem se recorde de mim.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 23:14 3 reclamações
Atendido por Zé Rui Peixoto às 22:41 2 reclamações
Atendido por André Lage às 23:33 1 reclamações
Por favor partilhem umas fotos (mesmo que isso dê azia e ainda mais inveja ao Lage) que incluam: mar, areia e sol!!! Porquê? Palavras para quê...
Atendido por Rita às 22:10 0 reclamações
1 - O Ronaldo se apresenta em campo, frente à China, com um penteado lambido a la Hugo Pêra.
2 - Agora que o penteado é usado pelo maior sex-symbol do planeta, o Pêra anda de cabelo curto.
3 - O Zé Rui vai ao México e eu fico em terra.
4 - O Pardal TEM FACEBOOK.
5 - Passou meia hora desde que soube, fui ver outra vez e... o Pardal ainda TEM FACEBOOK.
Atendido por André Lage às 00:06 0 reclamações
Não são uma, são duas. Duas no feminino.
Uma é a Florence + The Machine. É bom, muito. Do princípio ao fim dos dois CD's que fazem parte do álbum.
A outra é Lykke Li. Reconheço que pode ser mais panca minha que outra coisa, mas dá-me pica. Não tem que ser sempre amor. Às vezes também pode ser só tesão.
Não entrava no avião para o México, no próximo sábado, se não soubesse que as levo no bolso para as ouvir quando começar a tremer das mãos.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 19:49 0 reclamações
Não me lembro, nos meus 27 anos de anti-portismo ferrenho, de ter uma jornada em que desejo que o FCPorto pontue...
um empatezinho era bom.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 19:51 1 reclamações
Sem qualquer intuito de defender o PM, até porque chateado com ele estou eu. Acho bastante grave ser apanhado a mentir, à boca podre, no parlamento... com a maior naturalidade.
O que realmente me preocupa são as fugas, falhas, buracos e quebras no segredo de justiça.
Como é que as escutas feitas no âmbito de um processo, que depois de analisado e de não lhe ser imputado interesse penal, podem vir parar à praça pública? Pior, completamente descontextualizados e, claro, apenas as partes que interessam.
É grave... é muito grave!
Sobretudo porque se rompem direitos fundamentais de liberdade individual e de privacidade. Admito, e concordo, que o bem comum tem de se sobrepôr à liberdade individual, e assim sendo, que, dentro do bom senso, sejam feitas escutas, perseguições e investigações. Mas se escutar um inocente só admito pela suspeita e pelo "bem comum", colocar em praça pública esse mesmo material acho hediondo.
Mas também porque mostra que (tal como o sistema político, também) o sistema judicial é corrompível. E não acreditar na justiça, e na conveniente punição de quem a ela foge, é crítico para uma sociedade.
Seja ele o Sócrates, o Figo, o Pinto da Costa, ou o Lage.
Atendido por Zé Rui Peixoto às 12:53 0 reclamações
Mais ninguém está farto deste constante "POOOOOOMMMMMMMMM!" cada vez que entra no blog?
Atendido por André Lage às 17:08 1 reclamações
Sim...é verdade...é mais um post sobre viagens!!
Depois das 3 da vida airada terem partido rumo a Itália, desta vez Londres foi o destino escolhido!!
Fim de semana curtinho só para ver o que Londres tem de melhor, Big Ben, Picadilly Circus, Notting Hill, Inglesas despidas em pleno Inverno...enfim o básico!
Tirando o facto de termos dormido a primeira noite num quarto sem aquecimento e sem água quente a viagem correu sem atribulações de maior.
Qual será o próximo destino?
Atendido por Béu às 15:53 4 reclamações
Vale a pena ver, está espetacular! Quase chorei...
Mostra que há sempre alguém superior, acredite-se ou não. Há sempre o "Herói"...
"Já Jesus tinha uma pinta na bochecha parecida com a minha... não é para todos... é para os predestinados"
Bravo! Hail to the thief! Porque sim!
Atendido por Zé Rui Peixoto às 12:40 2 reclamações
Já tiveram a oportunidade de ouvir no Youtube as escutas do Pinto da Costa, João Loureiro, Major Valentim e restante cambada?
É a garantia de uma meia-horinha muito bem passada.
A podridão de tantas pernas de um polvo que controla o futebol português, e que ridiculariza quem aos estádios vai ver futebol...
Não admira que o Boavista tenha sido campeão, como também não admira que o F.C. Porto domine o futebol português nos últimos 20 anos!
Pudera, quando era eu a fazer as regras dos jogos que jogava quando era miúdo, também ganhava os jogos todos.
Para mim, esta é a melhor "malha", se bem que as do João Loureiro também são muito fortes..
N.B. - Para ver as restantes, basta colocar "Pinto da Costa" no YouTube. Apressem-se porque não tarda vão retirar de lá as ditas...
Atendido por Zé Rui Peixoto às 11:44 3 reclamações
1. Tirar o laptop da mala;
2. Abrir o laptop devagarinho e calmamente;
3. Ligar;
4. Assegurar-se de que o vizinho está olhando;
5. Ligar a Internet;
6. Fechar os olhos por breves momentos, abri-los de novo e dirigir o olhar para o céu;
7. Respirar profundamente e clique neste site
8. Observar a expressão facial do vizinho.
Seria engraçado experimentar isto...
Atendido por PP às 12:00 3 reclamações
Los Abrazos Rotos
Fantástico. Não sou grande adepto do Pedro Almodóvar, mas os filmes estão a ficar cada vez melhores. Adepto sou da Penélope Cruz, para além da grande forma física (que anteriormente não achava), adoro-a como actriz (que anteriormente não adorava).
Ese mélon, mejor no abrirlo
Além de que ser surpreendido por uma música da Cat Power a meio de um filme é sempre bom.
P.S. - Para quem já viu o filme, vejam agora uma curta metragem com a "Chon", que aparece no "Chicas e Maletas", que peça. Aqui!
Ke hay ke incentivar la politica de la promiscuidad
Atendido por Zé Rui Peixoto às 23:59 2 reclamações
Fotofamília tuga no topo do mundo Maia...
E que rico desejo de Ano Novo...
Pois é, rapaziada, quem estiver a planear uma trip até ao México pode ir contando com mais dois passageiros... Uma vez é pouco, duas só dá para tomar o gosto, vamos ver como é a terceira...
Atendido por TNM às 19:25 3 reclamações
Atendido por César às 13:21 4 reclamações
Regressar ao Passado - Victoria and Albert Museum
Regressar ao Passado (Parte II) - Laboratory in 1955, Science Museum
Merendar - Holly Trinity Brompton
Dançar até de manhã - 93, Brick Lane
E... entrar no NOVO ANO! ... Com neve!!!
Atendido por aTé às 20:11 4 reclamações
Andreia, começamos já a ensaiar?
Era nice :)
Tenho certeza que o Zé Rui alinha...
Atendido por PP às 01:18 4 reclamações
Que os 28 te façam:
» reflectir, que há coisas que antes dos 36 não fazem sentido
» ganhar, juízo sobretudo
» dançar, com melhor afro-style os buraka som sistema
» manter, o sorriso simpático
» aumentar, o ordenado e alguma parte do corpo que consideres mais pequena
» promover, encontros entre a malta (não é preciso ser em casamentos)
» convidar, mais vezes para almoço/jantar no teu AP
» rir, por tudo e por nada, de mim e de ti.
» escrever, senão no blog, pelos menos nas actas da APJF
» ser feliz, pelo menos até o 8 aparecer à frente do 2.
Gosto de ti, mesmo sem bandoletes de princesa na cabeça, embora considere que a devesses usar quotidianamente.
Tenho pena de não ter sido convidado para jantar contigo hoje... lá chegará o dia em que aches que sem a minha companhia as coisas não são exactamente iguais (não necessariamente melhores).
Atendido por Zé Rui Peixoto às 19:18 2 reclamações
Atendido por aTé às 19:33 2 reclamações