sexta-feira, 17 de julho de 2009

Touradas e Marradas

Ontem um amigo meu foi à Tourada...

Fazer o quê? Também eu me pergunto. Acredito que as "tias" empertigadas que sempre se encontram nas bancadas, a abanar os seus leques e com os seus vestidos sevilhanos, artefactos tão tradicionalmente portugueses, valham a pena. De resto olhar para a arena só, de facto, para admirar a meia-coragem dos forcados. Coragem inteira seria perante o mesmo animal, sem as 8 bandarilhas no lombo.

Deixo o texto, que não considero brilhante, mas satisfaz, da Liga Portugesa dos Direitos dos Animais:

Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura". A violência é a negação da inteligência.
Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustem na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais.
É degradante ver que nas praças de touros torturam-se bois para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional.
Portugal não se pode permitir continuar a prática do crime económico que é desperdiçar milhares de hectares de terra para manter as manadas de gado, dito bravo. A verdade é que são precisos dois hectares de terreno, o equivalente a dois campos de futebol, para criar em estado bravio cada boi destinado às touradas. Ora isto é tanto mais criminoso quando Portugal é obrigado a importar metade da alimentação que consome. Decerto os milhares de hectares desperdiçados a tentar manter bois em estado bravio, produziriam muito mais útil riqueza se aproveitados em produção agrícola, frutícola, etc.
Uma minoria quer manter as touradas e as praças de touros, bárbara e sangrenta reminiscência das arenas da decadência do Império Romano. De facto nas arenas de hoje o crime é o mesmo: tortura, sangue, sofrimento e morte de seres vivos para divertimento das gentes das bancadas. Como pode continuar tamanha barbaridade como esta, das touradas, no século XXI?
Só pode permanecer como tradição o que engrandece a humanidade e não os costumes aberrantes que a degradam e a embrutecem.

Não seja responsável pela tortura.
Não assista a touradas!

4 comentários:

André Lage disse...

Não me quero alongar a escrever sobre as touradas porque já sei que vou ficar fodido o resto da tarde.

Basicamente, acho que é uma ganda filha da putice levada a cabo por um bando de snobezecos da merda.

Por vezes assisto mas sempre com uma bandeira e um cachecol da minha equipa: o touro. E confesso que gosto bastante de ver um toureiro a ser esvertreado.

Quanto aos forcados, tenho lhes algum respeito pela coragem mas, embora não inflijam dano físico, não deixam de andar a gozar com o animal.

Abraço já meio fodido.

Anónimo disse...

Forcados? Respeito? Colocam-se em frente de um touro que de cornos não tem nada ou quase nada?


Cambada de rabetas(isto para já nem falar do toque da corneta)... RI-DI-CU-LO...

hp

César disse...

Ó hewlett packard embora eu não seja minimamente fã de tourada pagava para te ver a fazer de forcado mas com pernas e braços amarrados.

... disse...

Respeito os vossos comentários e opiniões, contudo não consigo concordar com eles.

Para começar não equiparo a vida humana à vida animal, respeito as duas mas não desejo mal físico a toureiros ou forcados...

E quanto à vossa preocupação com o snobismo e o show off das pseudo vedetas acho que o aproveitamento é da parte delas e não ao contrário, tal como o fazem em tantas outras circunstâncias.