sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Valormed - Valor Acrescentado?

Licença da Valormed para reciclar embalagens de medicamentos em risco


A Agência Portuguesa do Ambiente aconselhou, esta terça-feira, a Valormed a encontrar uma solução, o mais rapidamente possível, para o facto de não estar a cumprir a reciclagem das embalagens dos medicamentos fora de uso, sob pena de ficar sem a licença.
Em declarações à TSF, a subcoordenadora da Agência Portuguesa do Ambiente explicou que, na impossibilidade da Valormed ter uma unidade própria de reciclagem, deverá fazer acordos com empresas no mercado que reúnam as condições necessárias.
«A viabilidade de uma unidade dedicada para este efeito não tem economia de escala face às quantidades que são retomadas», começou por dizer Luísa Pinheiro.
No entanto, acrescentou, «outras soluções têm de ser rapidamente equacionadas pelas entidade gestora», como o «encaminhamento para unidades já existentes», já que há várias empresas que tratam da reciclagem das embalagens demedicamentos entregues pelos portugueses nas farmácias.


Entretanto, João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias, uma das entidades responsáveis pela fundação da Valormed, mostrou-se surpreendido com o caso, que desconhecia, defendendo também o recurso a empresas para resolver a situação.
A TSF tem tentado sem sucesso obter uma reacção a este caso junto de algum dos responsáveis da Valormed.



Acho uma vergonha...
Desde a criação em 1999, a Valormed anda literalmente a recolher medicamentos das farmácias para... incinerar em empresas subcontratadas!

Eu disse incinerar... não reciclar.

Nem um frasco, nem uma caixa, nem um blister...

A ANF é o principal parceiro da Valormed, e um dos responsáveis pela fundação. Parece-me que em tudo o que se mete o João Cordeiro dá dinheiro... e esturro!

Sem comentários: