sábado, 18 de outubro de 2008

Domingo de manhã, ao sábado

Acordar às 8:32 não ajuda, particularmente para quem ontem adormeceu no sofá a ver o "Como se faz isso" no Discovery, às 4 da manhã. Afinal ver como se fazem as socas holandesas e os discos de hóquei no gelo não é assim tão interessante quanto isso.

Entrei no carro, que encontrei ligeiramente mal cheiroso, e iniciei a marcha.

Não ia com pressa, mas já ia ligeiramente atrasado. Entro de gás na primeira rotunda, saio na 2ª saida sem fazer pisca (eu é que sou rebelde...), dou um ligeiro toque de acelerador para entrar na 2ª rotunda (irra.. que Vila do Conde é grande para diabo) e deparo-me com a traseira pouco generosa de um opel corsa vermelho, muito bronzeado, do fim da década de 76. Do vidro traseiro do dito, naquela prateleira onde o pipol coloca aquelas colunas de 4x2.000.000 kwatts, vislumbro uma almofada verde, com o símbolo do Rio Ave (até aqui nada a dizer..), uma almofada azul, com o símbolo do FCP, um peluche de um cão com dois olhos presos em mim, e a abanar a cabeça, e uma bandeira de Portugal. Tremi... Se eu batia naquela traseira, a apólice do meu seguro não cobria tamanha parafernália de objectos com tanto valor sentimental.

Acho que a malta devia ter limites... Para mim, este tipo de objectos devia ter limitada, a sua exibição em carro, a um, no máximo dos máximos 4, objecto por cada uma das seguintes categorias:

- Sólidos - Cd´s, galhardetes, almofadas, peluches e bandeiras

- Gasosos - Pinheirinhos, Cânforas e demais cheirinhos e anti-tabacos

- Supersticiosos - Santas, Cruzes, patas de coelho, ferraduras de cavalo, trevos, cabeças de leitão, escadotes, etc.



Seria obrigatorio cada carro andar com um, mas nunca, jamais, se poderiam ultrapassar os 4 objectos decorativos por viatura. Salvo se a viatura fosse conduzida por mais que um condutor com mais de 61 anos, vítima de asma bronquica e filho único, de pai ex-militar.



Deixo-vos a minha lista de objectos preferidos para simplesmente ornamentar um carro:

  1. Um cd/dvd do Tony Carreira, ao vivo, no Olympia de Párri, com o bilhete do próprio concerto agrafado... só para colecionadores e carros sem registo de música electro no histórico.
  2. Uma Virgem Maria, bem grande, do tamanho da fé do condutor em questão, em porcelana de Limmoges. Os Mercedes Classe C posteriores a 1960 são capazes de suportar uma réplica de 30x14 cm no espelho retrovisor.
  3. Luzes néon a piscar, daquelas buédepsicadélicas, em cima, por baixo, no rádio, nas portas, não interessa.. o que importa é que sejam daquelas que piscam, em diferentes ritmos, e que se ouça "ca punha mene... é memo fixe" quando o carro passa na estrada!
  4. Uma alheira de mirandela, ou uma farinheira de bragança, ou outro qualquer tipo de enchido, devidamente fumado.
  5. Galhardete do Clube de Sueca da Associação de Moradores de Fala, em Coimbra.
  6. Par de dados de peluche, não é original, não é bonito, mas é... um par de dados de peluche. Porque sim, e porque vivemos em Portugal e não em Myanmar.
Hoje acordei com uma tal diarreia mental, que acho que vou snifar imodium para ver se pára.

3 comentários:

César disse...

faz isso então

André Lage disse...

Esqueceste o par de chuteiras, à Lagemobil.

Zé Rui Peixoto disse...

1 - já fiz, e já estou melhor...

2 - O par de chuteiras não entra nos meus favoritos. Mas o Lagemobil parece-me ideal para pendurar no retrovisor de um qualquer carro normal. Esqueci-me.