terça-feira, 26 de maio de 2009

Paolo - il più grande


Quando eu era miúdo havia dois clubes de futebol: o A.C. Milan e os outros todos. Para mim, o Milan não era grande...era enorme. Quem jogasse contra o Milan ou perdia ou era goleado. Eles tinham o Van Basten (o que só por si já tornava a coisa desequilibrada), o Gullit, o Papin, o Baresi, o Savicevic, a melhor defesa do mundo, o equipamento mais lindo,... eles tinham tudo.

Mas depois um gajo cresce e cai na real: afinal o Milan é ainda maior! E ao longo de todos estes anos em que o Milan foi e é o maior dos Grandes, houve um jogador que esteve lá sempre. Se eu procurar as 25 últimas equipas do Milan...o gajo está lá sempre.

Foram 25 épocas ao mais alto nível (1984-2009) na principal equipa do maior clube do mundo. É obra... Ganhou tudo o que de maior havia para ganhar, no clube. E se isso não chegasse ainda esteve presente em 3 Europeus e 4 Mundiais, por uma das maiores selecções do mundo.

É, de facto, um atleta de eleição e um dos maiores desportistas do séc. XX. E ainda por cima acaba a carreira com a cara de puto que a foto exibe...

3 comentários:

Zé Rui Peixoto disse...

Noto aí uma certa meia-canita de excitação...

Não sei se pela foto em causa, se por um complexo criado na infância...

Não acho que o Milan seja o maior clube do Mundo, mas o Paolo é sem dúvida muito grande... Lembro-me perfeitamente do Milan de Gullit, Papin, Baresi e era, de facto, de outro planeta... mas o Barça de Cruyff era de um planeta ainda mais longe.

André Lage disse...

Ora aí está. O Barça do Cruyff era de um planeta muito longe. De facto.
Jogou com o Milan num afinal da Champions: 4-0 (Simone, Simone, Savisevic, Desailly).

E até podem existir equipas melhores, mas na minha cabeça o Milan é o maior clube do mundo. Não tem explicação racional.

Zé Rui Peixoto disse...

Lage,

Sugiro que leias essa fidedigna fonte de informação futebolística que dá pelo nome de Playboy portuguesa... no número em que aparece a não menos futebolística Cláudia Jacques (pelo menos a avaliar pelo piton).

Num artigo que está bastante engraçado, o cronista diz que essa foi a final em que mais chorou na vida... a melhor equipa do mundo, com o primeiro futebol-total, a perder 4-0 com a equipa oportunista e aproveitadora de erros do Milan.

Está engraçado...